Infância e Experiências Educativas no Educandário Eunice Weaver em Belém/Pará (1942-1980)

Autores

  • Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco Universidade Federal Rural da Amazônia (docente)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30435

Palavras-chave:

História da Infância-Pará, Educandário Eunice Weaver, Experiências educativas de crianças.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que investigou a infância e as experiências educativas de crianças que viveram no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942-1980). O estudo teve como objetivo central explicitar a infância e as experiências educativas de crianças que foram afastadas dos pais e do convívio social para o controle e prevenção da hanseníase. Os procedimentos adotados foram a entrevista em história oral híbrida e temática e a pesquisa documental. Os resultados da pesquisa revelam uma história de crianças que foram retiradas do convívio com seus familiares e do convívio social, construindo assim uma forma de se vivenciar a infância baseada no isolamento, no controle dos corpos infantis por meio do disciplinamento e da violência física e psicológica.

Biografia do Autor

Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia (docente)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Possui especialização em Alfabetização infantil (UEPA). Mestre em Educação pelo programa de PÓS-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Doutora em Educação pelo Programa de pós- graduação em Educação da UFPA, na linha de pesquisa Educação, cultura e sociedade. Foco das suas pesquisas: Infância, crianças, discurso, história da infância.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Pacheco, T. do S. C. (2018). Infância e Experiências Educativas no Educandário Eunice Weaver em Belém/Pará (1942-1980). Revista Teias, 19(52), 91–106. https://doi.org/10.12957/teias.2018.30435

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos