<b>A EXPERIÊNCIA CEARENSE QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA</b>

Autores

  • Adriana Ferreira Martins Alflen PUCPR
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30092

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de professores, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo investiga as experiências educacionais realizadas na educação básica do Ceará que serviram de base ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pelo Ministério da Educação, em 2012. Foram consideradas diretrizes e políticas educacionais para os anos iniciais da educação básica, além da experiência cearense (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PAIC). A pesquisa, bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, fundamentou-se nos estudos de Azevedo (2004) e Dourado (2010). Foram também analisados a legislação pertinente e documentos relacionados à experiência cearense e ao PNAIC. Os resultados obtidos evidenciaram que o PAIC e o PNAIC tratam, com prioridade, da alfabetização, e tem como estratégia a formação continuada do professor alfabetizador.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira Martins Alflen, PUCPR

Mestre em Educação pela PPGE da PUCPR. Licenciada em Pedagogia. Pedagoga do Ensino Fundamental do Município de São José dos Pinhais/PR. Especialista em Educação Infantil. Grupo de pesquisa “História e Políticas da Educação e a Formação de Professores”.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, PUCPR

Doutora e Mestre em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba/PR. E-mail: alboni@alboni.com. Grupo de pesquisa “História e Políticas da Educação e a Formação de Professores”.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Ferreira Martins Alflen, A., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2018). <b>A EXPERIÊNCIA CEARENSE QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA</b>. Revista Teias, 19(53), 233–247. https://doi.org/10.12957/teias.2018.30092

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua