<b>GARIMPANDO IDEIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO E DO CÍRCULO DE CULTURA</b>

Autores

  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle
  • Daniel Felipe Jacobi Universidade La Salle
  • Elaine Conte Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.29719

Palavras-chave:

Círculo hermenêutico, Círculo de cultura, Diálogos

Resumo

O texto versa sobre o círculo hermenêutico de Gadamer e o círculo de cultura de Freire, buscando os encontros e as semelhanças desses pensadores no enlace dialógico. Tal ato impulsiona o enfrentamento necessário para qualquer ato de compreensão das questões humanas, uma vez que a ampliação de horizontes linguísticos se revela de múltiplas faces, sendo impossível ter a última palavra. Nos impasses e aporias dialógicas são construídas as intercompreensões numa espiral hermenêutico-reflexiva. Para Freire, o círculo de cultura surge como possibilidade de superação da opressão em que vive o oprimido, cuja libertação será através do diálogo, um espaço em que todos têm a palavra, possibilitando interpretar o mundo constantemente. Concluímos que em ambas as perspectivas, torna-se necessário o diálogo vivo com o outro, que ativa infindáveis interpretações, pois para aprender e aprimorar a reflexão é preciso reconhecer e tornar compreensíveis estruturas da pluralidade humana.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Discente do curso de Teologia da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista FAPERGS – PROBIC.

Daniel Felipe Jacobi, Universidade La Salle

Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Unilasalle, Canoas. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle – Unilasalle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Habowski, A. C., Jacobi, D. F., & Conte, E. (2018). <b>GARIMPANDO IDEIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO E DO CÍRCULO DE CULTURA</b>. Revista Teias, 19(53), 275–287. https://doi.org/10.12957/teias.2018.29719

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua