Diversidade de gênero e sexual e formação docente: o PIBID como lugar de travessia e aventura

Autores

  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Anderson Ferrari UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29486

Palavras-chave:

formação docente, gênero, sexualidade

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa preocupada com a formação docente para as discussões sobre diversidade de gênero e sexual na escola, desenvolvida com três grupos do PIBID de uma Universidade pública federal de Minas Gerais. Partimos da importância desse programa para a formação e para o trabalho com as relações de gênero e sexualidade, vamos trabalhar com o PIBID na educação infantil. Um grupo que envolve licenciandas(os) e professoras(es) da educação básica tendo como pressuposto a desnaturalização e a desestabilização das visões normatizadoras e normalizadoras dos gêneros e das sexualidades. A problematização foi a metodologia de análise adotada a partir da perspectiva foucaultiana e pós estruturalista que nos possibilitou colocar sob suspeita as formas de saber e a constituição dos sujeitos atravessados por discursos e por relações de poder.

Palavras chaves: formação docente, gênero, sexualidade

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29486

Biografia do Autor

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor adjunto da UESB do departamento de Ciências Biológicas, professor permanente do programa de pós graduação em Educação Científica e formação de professores

Anderson Ferrari, UFJF

Professor adjunto da Faculdade de Educação e professor permanente do programa de Pós graduação em Educação

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Publicado

09-09-2017

Como Citar

de Souza, M. L., & Ferrari, A. (2017). Diversidade de gênero e sexual e formação docente: o PIBID como lugar de travessia e aventura. Revista Teias, 18(50), 306–319. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29486