OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA: FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS

Autores

  • Andréa Cristina Gomes Monteiro Mestranda da Universidade de Blumenau (FURB) Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC- Camboriú)
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Professora da Universidade de Blumenau (FURB).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29412

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Letras, Inglês para crianças

Resumo

Com a globalização e a internacionalização, cada vez mais cedo crianças brasileiras fazem uso da Língua Inglesa em seu cotidiano, o que atualmente se faz tembém em escolas públicas em algumas cidades do Brasil. Desse modo, este artigo objetiva identificar nas propostas curriculares dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Inglesa, a intencionalidade de uma formação docente voltada para a infância. Esta pesquisa é de cunho documental, envolvendo a análise das matrizes curriculares e ementários de cursos de Letras presenciais. Percebe-se com esta pesquisa, o pouco enfoque dado para a formação em Língua Inglesa nos cursos que ofertam mais de uma habilitação, além da presença praticamente nula de discussões que envolvem o ensino de inglês para crianças.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29412

Biografia do Autor

Andréa Cristina Gomes Monteiro, Mestranda da Universidade de Blumenau (FURB) Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC- Camboriú)

Mestranda em Educação-FURB. Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira

Marcia Regina Selpa Heinzle, Professora da Universidade de Blumenau (FURB).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora e pesquisadora da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no Programa de Pós Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior (GEPES-FURB).

Downloads

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Gomes Monteiro, A. C., & Selpa Heinzle, M. R. (2017). OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA: FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS. Revista Teias, 18(50), 276–292. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29412