Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tiago Ribeiro Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Venâncio Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CAP/ ISERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29378

Palavras-chave:

Alfabetização discursiva, Formação docente com as crianças, Cotidiano escolar

Resumo

O presente texto tece reflexões sobre o processo de aprender e ensinar a ler e a escrever tendo como referência a curiosidade, as perguntas e o desejo das crianças. No movimento de pensar uma alfabetização discursiva, alicerçada na produção, no pensar coletivamente e na autoria de fala e pensamento, destaca a importância da criança como outro potente na formação docente. Ao trazer experiências e acontecimentos vividos ao longo de uma pesquisa em uma escola pública carioca, sublinha quão desafiante é pensar uma alfabetização fora das normativas dos métodos alfabetizadores, pondo em questão o currículo e a formação dx professxr que aí atua.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29378

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação. Professora do PPGEdu/UNIRIO e do Departamento de Didática da UNIRIO. Coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

 

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu
Avenida Pasteur, 458 - Urca
Prédio do CCH - Térreo
22290-240   Rio de Janeiro - RJ

Tiago Ribeiro, Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO. Bolsista PDSE CAPES, 2016. Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro – RJ
CEP 22240-003

Ana Paula Venâncio, Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CAP/ ISERJ)

Mestre em Educação pela UNIRIO. Professora do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

 

 

Downloads

Publicado

09-09-2017

Como Citar

Sanches Sampaio, C., Ribeiro, T., & Venâncio, A. P. (2017). Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola. Revista Teias, 18(50), 69–87. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29378