Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.29378Palavras-chave:
Alfabetização discursiva, Formação docente com as crianças, Cotidiano escolarResumo
O presente texto tece reflexões sobre o processo de aprender e ensinar a ler e a escrever tendo como referência a curiosidade, as perguntas e o desejo das crianças. No movimento de pensar uma alfabetização discursiva, alicerçada na produção, no pensar coletivamente e na autoria de fala e pensamento, destaca a importância da criança como outro potente na formação docente. Ao trazer experiências e acontecimentos vividos ao longo de uma pesquisa em uma escola pública carioca, sublinha quão desafiante é pensar uma alfabetização fora das normativas dos métodos alfabetizadores, pondo em questão o currículo e a formação dx professxr que aí atua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.