Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola

Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro, Ana Paula Venâncio

Resumo


O presente texto tece reflexões sobre o processo de aprender e ensinar a ler e a escrever tendo como referência a curiosidade, as perguntas e o desejo das crianças. No movimento de pensar uma alfabetização discursiva, alicerçada na produção, no pensar coletivamente e na autoria de fala e pensamento, destaca a importância da criança como outro potente na formação docente. Ao trazer experiências e acontecimentos vividos ao longo de uma pesquisa em uma escola pública carioca, sublinha quão desafiante é pensar uma alfabetização fora das normativas dos métodos alfabetizadores, pondo em questão o currículo e a formação dx professxr que aí atua.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29378


Palavras-chave


Alfabetização discursiva; Formação docente com as crianças; Cotidiano escolar

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

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