O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE PASSO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343Palavras-chave:
Professores Iniciantes, Socialização Profissional, Identidade Docente.Resumo
Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistou-se cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.
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