O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE PASSO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Letícia Mendonça Lopes Ribeiro Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre
  • Ednacelí Abreu Damasceno Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343

Palavras-chave:

Professores Iniciantes, Socialização Profissional, Identidade Docente.

Resumo

Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistou-se cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343

Biografia do Autor

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Professora dos cursos de licenciatura vinculados ao Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Ednacelí Abreu Damasceno, Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

Ribeiro, L. M. L., & Damasceno, E. A. (2017). O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE PASSO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Revista Teias, 18(50), 105–118. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343