O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE PASSO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Ednacelí Abreu Damasceno

Resumo


Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistou-se cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343


Palavras-chave


Professores Iniciantes; Socialização Profissional; Identidade Docente.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

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