CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: FORMAÇÃO QUE PRODUZ DIFERENÇAS

Autores

  • Darianny Araújo dos Reis Secretaria Municipal de Educação de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154

Palavras-chave:

Escola, Currículo, Perspectiva intercultural crítica

Resumo

No presente artigo refletimos sobre o currículo escolar numa perspectiva intercultural crítica baseando-nos, especialmente, em Fleuri, Candau, Moreira e Candau. O currículo como projeto formativo torna-se num instrumento poderoso na luta por superar visões monoculturais, monolíticas e redutoras que constrangem práticas anti-discriminatórias, de abertura e de diálogo com as diferenças culturais. Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154

Biografia do Autor

Darianny Araújo dos Reis, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Pedagoga, atualmente na função de assessora pedagógica na Divisão de Ensino Fundamental-SEMED/Manaus. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação, PPGE-UFAM. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal.

Downloads

Publicado

08-09-2017

Como Citar

Reis, D. A. dos. (2017). CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: FORMAÇÃO QUE PRODUZ DIFERENÇAS. Revista Teias, 18(50), 135–150. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154