Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte

Autores

  • Carin Cristina Dahmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.28711

Palavras-chave:

docência, currículo, apropriações

Resumo

Este artigo aborda os territórios curriculares a partir de um currículo escolar experienciado nas aulas de artes do ensino fundamental ao articular a temática da história da arte. Considera os planejamentos escolares a partir das relações entre os conceitos: apropriação, Archer (2012) e Argan (2006); linhas de vida de Deleuze e Guattari (2012). Objetivou-se potencializar o currículo pelo viés da de-formação (SILVA, 2004), no que tange aos seus possíveis desvios. A metodologia adotada foi a cartografia como forma de perceber os percursos de uma docência em vias de se fazer. Assim, percebeu-se como resultado as potencialidades da composição de um currículo, a partir de algumas brechas, concluindo como percurso possível o entrelaçamento da história da arte a um tempo presente.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.28711

Biografia do Autor

Carin Cristina Dahmer, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes.

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Publicado

08-09-2017

Como Citar

Dahmer, C. C., & Oliveira, M. O. de. (2017). Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte. Revista Teias, 18(50), 119–134. https://doi.org/10.12957/teias.2017.28711