EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: CAMINHOS CRUZADOS, POSSÍVEIS DIÁLOGOS

Autores

  • Fernanda Câmpera Clímaco Centro Universitário UNA
  • claudio marcio magalhaes Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.28010

Palavras-chave:

Educação Infantil. Currículo. Linguagem Digital. Mídias Digitais.

Resumo

É possível interagir mídias digitais com a Educação Infantil? O presente artigo tem por objetivo discutir e problematizar à utilização das mídias digitais nas práticas educativas direcionadas a esse segmento. Analisou-se de quais maneiras as mídias podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre tecnologias e práticas de ensino. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do levantamento de textos acadêmicos e análise de leis e documentos sobre as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no Brasil e no município de Belo Horizonte. As principais conclusões apontam possíveis caminhos para a reflexão dos temas  abordados. Acredita-se que, dessa maneira, iniciam-se rupturas, reflexões, novas práticas educativas e, enfim, o diálogo com a linguagem digital.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.28010

Biografia do Autor

Fernanda Câmpera Clímaco, Centro Universitário UNA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG em 2000. Especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO, Argentina, em parceria com a UAM - Universidad de Madrid, concluída em 2004 e pós graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na FUMEC, em 2011.

claudio marcio magalhaes, Centro Universitário UNA

Jornalista, professor universitário, mestre em comunicação social, doutor em educação, professor/orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Unviersitário UNA.

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

Clímaco, F. C., & magalhaes, claudio marcio. (2017). EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: CAMINHOS CRUZADOS, POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Revista Teias, 18(50), 245–264. https://doi.org/10.12957/teias.2017.28010