O CORPO NOSSO DE CADA DIA: CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Adrianne Ogeda Guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.27937

Palavras-chave:

Formação de professores, corpo e movimento

Resumo

Este artigo foi produzido no contexto da pesquisa “Corpo, arte e natureza: investigando metodologias de formação docente” (UNIRIO). Seu objetivo é apresentar alguns questionamentos inicias a cerca da necessária integração de estudos e experiências voltados para a dimensão corporal nos processos formativos do professor, centrando-se na formação inicial. Para tanto, inicia evidenciando os desafios do contexto educacional e os limites de espaço e tempo presentes nas instituições educacionais. Em seguida, assentando-se nas pesquisas narrativas e biográficas, traz elementos da trajetória de formação estética da autora com vistas e destacar elementos que podem contribuir para as práticas formativas para, em seguida, apresentar e refletir sobre alguns dos aspectos da experiência vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina obrigatória Corpo e Movimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão provisória, por tratar-se de uma pesquisa em andamento, sublinha-se o papel da formação como espaço de promoção de mudanças de uma sociedade heterogênea, que busca qualidade de vida para todos e que considere às expressões corporais  dos sujeitos e suas necessidades de integrá-las em seu processo de aprendizado.

Biografia do Autor

Adrianne Ogeda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga e Pedagoga com Mestrado e Doutorado em Educação pesquisando formação de professores. Formada em Técnica em bailarina pela Escola Angel Vianna, Especialista em Educação Infantil (PUC RJ), Alfabetização (UFRJ) e Docência do Ensino Superior (UNIRIO). Professora Adjunta da Unirio, na área de Alfabetização do Departamento de Didática.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Guedes, A. O. (2018). O CORPO NOSSO DE CADA DIA: CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias, 19(52), 304–315. https://doi.org/10.12957/teias.2018.27937