A “MUDANÇA DE FIGURA”: PROPOSIÇÕES PARA “MUDAR UM PAÍS”?

Autores

  • Mariana Luzia Corrêa Thesing Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27850

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Políticas Educacionais.

Resumo

Este texto discute as proposições apresentadas no Documento Base (BRASIL, 2016a) com Orientações para os Cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino e na nova Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Decreto nº 8.752/2016). A partir de uma pesquisa documental, evidencia-se a proposição de uma reformulação nos cursos de formação inicial de professores fundada em conhecimentos de natureza didático-metodológica, com primazia na competência pelo saber fazer. Os documentos revelam a perda de direitos profissionais e a reconfiguração de seus processos formativos – em que há a secundarização de elementos fundantes à formação docente, voltados à formação político-pedagógica desses profissionais.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27850

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Mestre em Educação (PUCRS).

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Doutora em Educação (UFRGS)

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (FUE/CE/UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade (PPGE/UFSM).

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Publicado

20-05-2017

Como Citar

Thesing, M. L. C., & Costas, F. A. T. (2017). A “MUDANÇA DE FIGURA”: PROPOSIÇÕES PARA “MUDAR UM PAÍS”?. Revista Teias, 18(50), 166–181. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27850