Análises de políticas educacionais referentes ao professor de apoio em classes inclusivas

Autores

  • Danielle Nunes Martins do Prado Mestre pela em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Londrina, atuando como Apoio do Projeto Político Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação. Londrina. Paraná. Brasil.
  • Celia Regina Vitaliano Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27534

Palavras-chave:

políticas educacionais, educação inclusiva, professor de apoio.

Resumo

O processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais fez surgir a figura do professor de apoio. Este artigo analisa as orientações das políticas educacionais nacionais, do estado do Paraná e do município de Londrina acerca do papel desse professor. Foram analisados dezesseis documentos legais, considerando o papel do professor de apoio no contexto da educação inclusiva. Os resultados evidenciaram que a legislação educacional nacional, na maioria dos documentos contempla um profissional com funções voltadas à locomoção, higiene e alimentação. As legislações educacionais do estado do Paraná e do município de Londrina orientam quanto a uma prática colaborativa do professor de apoio junto ao professor regente de classe comum numa perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Danielle Nunes Martins do Prado, Mestre pela em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Londrina, atuando como Apoio do Projeto Político Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação. Londrina. Paraná. Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL 2016). Graduada em Pedagogia Láurea Acadêmica com média 9,62 (UEL 2002). Foi bolsista de Iniciação Científica CNPQ (1999-2000.) Especialista em Avaliação Educacional (UEL 2003) e em Psicopedagogia Institucional (2005). Pertence ao Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Londrina desde 2000, atuando como regente de classe no ensino regular, na Sala de Recursos Multifuncional e Supervisão Escolar até 2007. Ingressou na Secretaria Municipal de Educação de Londrina em 2007, atuando em funções na Diretoria de Tecnologia e Apoio Educacional (2007), Assessora Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Londrina CMEL (2008-2012), Coordenadora dos Projetos Pedagógicos (2013-2014), Conselheira Municipal de Educação (2013-2014) e Apoio Pedagógico de Projeto Político Pedagógico (2014 até atualmente). Paralelamente, de 2009 a 2016, foi Tutora a Distância do Curso de Pedagogia da UNOPAR. Em 2016 participou como organizadora e autora de capítulos das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Londrina.

Celia Regina Vitaliano, Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em atividades de ensino, extensão e pesquisa sobre o tema: Formação de Professores para Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais. As pesquisas que desenvolve e orienta tem como temas: formação de professores dos diferentes níveis de ensino para inclusão de alunos com necessidades especiais e análises de experiências de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Também atua como docente e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da UEL junto a linha 3, núcleo de Educação Especial e coordena o grupo de pesquisa: Educação para inclusão.

Downloads

Publicado

18-05-2017

Como Citar

Prado, D. N. . M. do, & Vitaliano, C. R. (2017). Análises de políticas educacionais referentes ao professor de apoio em classes inclusivas. Revista Teias, 18(49), 294–308. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27534

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua