EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital Cultural e Percepções sobre a escola na Amazônia Amapaense

Autores

  • Adalberto Carvalho Ribeiro Universidade Federal do Amapá
  • Sirliane da Costa Viana Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.
  • Aldenise da Silva Rodrigues Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27304

Palavras-chave:

Capital Cultural. Educação de Jovens e Adultos. Percepção.

Resumo

RESUMO

O objetivo é analisar o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob o olhar do aluno, a partir de suas percepções de escola e das dificuldades de aprendizagem analisando suas vivências e trajetórias de vida.  Diálogos com os autores Oliveira; Lima e Pinto (2012), Carvalho (2015) e Carbone (2013), entre outros. Categorias conceituais como percepção, capital cultural e camadas populares foram centrais. A abordagem foi quali-quantitativa com análise de conteúdo e estatística. 70 alunos da EJA de uma escola pública foram os investigados. Dados apontam para alunos que veem na escola o melhor caminho para ascensão profissional; trajetórias escolares e dificuldades financeiras contribuíram a entrada nessa modalidade de ensino. Acreditam que vão cursar o ensino superior.

Palavras-chave: Capital Cultural. Educação de Jovens e Adultos. Percepção.

Biografia do Autor

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá

Professor  de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Amapá, pesquisador e doutor em Ciências: desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA/UFPA.

Sirliane da Costa Viana, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.

Professora, pesquisadora e Mestre em Políticas Públicas pela UNIFAP. Leciona as disciplinas Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais e Educação.

Aldenise da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Amapá

Geógrafa e Especialista em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.

Downloads

Publicado

24-09-2017

Como Citar

Ribeiro, A. C., Viana, S. da C., & Rodrigues, A. da S. (2017). EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital Cultural e Percepções sobre a escola na Amazônia Amapaense. Revista Teias, 18(51), 189–209. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27304

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua