PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ECOAM NA PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA

Autores

  • JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE Universidade Federal de Alagoas
  • Nadja Naira Aguiar Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27262

Palavras-chave:

Produção textual, Vozes, Redação de Vestibular

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, do ponto de vista linguístico, a produção textual de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma rede pública de ensino, situada no Estado de Alagoas. Tal produção textual diz respeito a uma redação de vestibular – modelo ENEM.  Vale ainda dizer que esse artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo foco foi tentar compreender como as mais variadas vozes que ecoam em sala de aula estão atravessadas de algum modo no texto dos alunos. Para tanto, filiamo-nos teoricamente à perspectiva bakhtiniana (2006; 2003), colocando em destaque também estudiosos como Geraldi (2003), Larrosa (1999) e Faraco (2009).

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27262

Biografia do Autor

JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014), na linha de pesquisa Educação e Linguagem (CEDU/PPGE/UFAL). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - UFAL (2010) e em Letras - Português pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2013).

Nadja Naira Aguiar Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotada no Centro de Educação (CEDU). Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ.

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

CORTEZ FREIRE, J. A., & Aguiar Ribeiro, N. N. (2017). PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ECOAM NA PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA. Revista Teias, 18(49), 101–120. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27262