A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Hildegard Susana Jung Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas/RS
  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas / RS
  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Frederico Westphalen/RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949

Palavras-chave:

Pacto Nacional do Ensino Médio. Formação continuada. Permanência escolar.

Resumo

O artigo, de caráter bibliográfico e empírico, tem como tema o Ensino Médio brasileiro, enfocando a formação continuada dos professores como estratégia de permanência. O objetivo consiste em analisar estratégias de permanência, apresentando dados de professores de duas escolas sobre os encontros de formação do Pacto Nacional Ensino Médio, cujo objetivo era aumentar a permanência por meio de jornadas de formação. Os resultados mostram relação entre os docentes que não se dispuseram a participar da pesquisa e a descontinuidade das políticas educacionais. A totalidade dos entrevistados relaciona a formação continuada e a prática pedagógica, porém, o trabalho colaborativo mostrou-se um desafio. Conclui-se pela necessidade de pensar estratégias de permanência, a exemplo do Pacto, para potencializar a formação continuada dos professores, posto que os resultados apontam para uma significativa relação entre os dois aspectos.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas/RS

Atualmente é doutoranda em Educação no Centro Universitário La Salle - Campus Canoas, bolsista Prosup/Capes. Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV.

Paulo Fossatti, Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas / RS

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pelo Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão Universitária – da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha. Reitor do Unilasalle Canoas/RS e docente no PPGEdu desta instituição.

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Frederico Westphalen/RS

Possui Graduação em Pedagogia pela UFSM (1975), Mestrado em Educação pela UFGRS (1995) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2002). Atualmente é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

Jung, H. S., Fossatti, P., & Sudbrack, E. M. (2017). A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Teias, 18(49), 59–75. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949