BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Daniella Carvalho Pereira dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Cássia Cordeiro Furtado Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26806

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Leitura

Resumo

Os book apps são apresentados na literatura científica como ferramentas de leitura que permitem explorar recursos de multimídia, interatividade e funcionalidades específicas dos dispositivos digitais na contação de histórias. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com abrangência no período de 2015 e 2016 em 3 bases de dados: Google acadêmico, Scielo e Portal Capes, buscando levantar a produção científica sobre os book apps infantis e os efeitos dos recursos interativos na experiência literária das crianças, visando identificar as relações do assunto. Três bases de dados de publicações científicas constituíram-se em fontes secundárias para coleta de dados, realizada no mês de dezembro de 2016. Foram identificadas inicialmente 86.877 referências arrolando os eixos principais da temática, dos quais, após todos os filtros e leitura de títulos e resumos apenas 13 atendiam aos critérios definidos, sendo analisados. O estudo se deu na perspectiva interdisciplinar, onde se observou a importância de trabalhar os book apps infantis na construção de boas experiências literárias para o público infantil, uma vez que permitem explorar o texto narrativo e adquirir habilidades para lidar com a leitura multimodal.

Biografia do Autor

Daniella Carvalho Pereira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Design, com área de concentração em Design de Produtos, Especialista em Formação de Leitores pela Faculdade Internaciona Signorelli (2013), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2004). É também Servidora Pública Federal , ocupante do cargo de bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Maranhão.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II, é também Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional).

Cássia Cordeiro Furtado, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Design, linha de pesquisa: Design e Produtos Multimídia, Design Informação e Comunicação. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID.

Downloads

Publicado

24-09-2017

Como Citar

dos Santos, D. C. P., Bottentuit Junior, J. B., & Furtado, C. C. (2017). BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Teias, 18(51), 261–275. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26806

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua