ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO, POLÍTICA

Autores

  • Clivio Pimentel Junior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26713

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Política

Resumo

Partindo de uma agência pós-estrutural e pós-fundacional, este artigo de posicionamento teórico analisa as articulações discursivas construídas em torno do significante Natureza da Ciência nas políticas curriculares produzidas por comunidades epistêmicas e publicadas em trabalhos acadêmicos da área de Ensino de Ciências. No transcurso da argumentação, defende-se que os sentidos de Natureza da Ciência estão articulados na produção de demandas que, implicadas numa sobredeterminação ontológica que mescla teoria crítica, filosofia e história da ciência moderna, projetam perfis de alunos, de docentes e, de modo amplo, do social, tendo como exterior constitutivo aquilo mesmo que pode ser inextirpável da educação: o risco da/na experiência curricular formativa.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26713

Biografia do Autor

Clivio Pimentel Junior, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação (PPGE/FACED/UFBA). Professor Substituto no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores - FEP/FACED/UFBA.

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Junior, C. P. (2017). ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO, POLÍTICA. Revista Teias, 18(50), 88–104. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26713