A LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organização curricular

Autores

  • Maria Letícia Cautela de Almeida Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704

Palavras-chave:

Linguagem, Texto, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo problematiza as finalidades e a organização curricular do ensino de língua materna no Ensino Médio, a partir de um estudo de natureza teórico-conceitual. Os resultados apontam que o ensino de língua materna tem como finalidades desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua formação como leitor e escritor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura. Para tanto, faz-se necessário uma organização curricular em que o ensino dos fatos gramaticais e de produção e leitura textuais sejam arrolados como experiências articuladas e interligadas. Conclui-se que é necessário que a escola propicie aos alunos um contato sistemático com textos, os quais são essenciais para a prática social ativa.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704

Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação

Fonoaudióloga. Doutora em Educação pela UERJ/RJ. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná/PR. Títulos de Especialista em Linguagem e Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. Atuação na Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais" do PROPED/UERJ.

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

Cautela de Almeida Machado, M. L. (2017). A LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organização curricular. Revista Teias, 18(49), 40–58. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704