Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta (UAb)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695

Palavras-chave:

Linguagem e interação. Recursos Educacionais Abertos. Ensino Médio.

Resumo

A linguagem, lugar de interação comunicativa, constitui-nos nos diferentes domínios sociais. O propósito é impulsionar produções didáticas abertas, no âmbito técnico e legal, democratizadoras de práticas de ensino da língua materna no Ensino Médio para além da memorização de regras e nomenclaturas gramaticais. Em ciclos espiralados de pesquisa-ação, desenvolvemos Small Open Online Course (SOOC) tematizado por (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os resultados apontam planejamentos didáticos para o desenvolvimento de interlocutores competentes linguística e discursivamente, em movimentos interativos de produção e negociação de sentidos. Conclui-se que a (co)autoria de REA potencializa práticas pedagógicas no Ensino Médio que integram forma e função no uso da linguagem.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Doutora - Pesquisadora

Departamento Administração Escolar (ADE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS – Brasil.

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora substituta na área de Metodologia, didática e práticas do Ensino da Língua Portuguesa do Centro de Educação da UFSM  - Santa Maria – RS - Brasil

Doutoranda em Educação

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

Mallmann, E. M., Jacques, J. S., & Mazzardo, M. D. (2017). Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio. Revista Teias, 18(49), 121–143. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695