AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência

Autores

  • Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Valéria Bussola Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26151

Palavras-chave:

Ensino Médio, Língua Portuguesa, produção textual

Resumo

O presente artigo relata uma experiência levada a efeito em turma da 3a. série do Ensino Médio de escola pública da cidade de São Paulo, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES. Objetivou-se tornar mais atraentes e eficazes as aulas de produção de texto em Língua Portuguesa, tomando-se como corpus de análise notícias inéditas redigidas por alunos e postadas no Facebook, rede social largamente utilizada por eles. O projeto deu voz aos alunos que expuseram suas pesquisas e seus pontos de vista acerca de temas por eles considerados importantes. O Facebook funcionou como uma ferramenta pedagógica atual, facilitadora do processo, e como estratégia de ensino motivadora dos discentes.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26151


Biografia do Autor

Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pedagoga pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e da graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Valéria Bussola Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora nos cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

Carvalho Vasconcelos, M. L. M., & Martins, V. B. (2017). AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência. Revista Teias, 18(49), 144–159. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26151