O ensino de gramática na revista Escola Secundária (1957-1963)

Autores

  • Luci Schmoeller Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Norberto Dallabrida Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010

Palavras-chave:

Disciplina-saber, Ensino, Português, Gramática

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar artigos sobre o ensino de gramática de língua no ensino secundário, publicados entre 1957 e 1963, na Escola Secundária, revista trimensal publicada pela Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário (CADES). Por um lado, procuramos compreender o que defendiam os autores desses textos sobre os objetivos do ensino da língua portuguesa; de outra parte, exploramos as opiniões dos artigos acerca dos métodos de ensino e a questão da análise sintática. Para tanto, utilizamos as reflexões de André Chervel sobre as transformações das disciplinas-saber em perspectiva histórica, sendo ensejadas por professores e/ou por manuais escolares e periódicos educacionais.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010

Biografia do Autor

Luci Schmoeller, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda do programa de Pós-graduação em História da Educação na UDESC, mestre em linguística pela UFSC e professora de Língua Portuguesa do ensino básico na Escola de Aprendizes-marinheiros de Santa Catarina.

Norberto Dallabrida, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em História Social pela USP e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

Schmoeller, L., & Dallabrida, N. (2017). O ensino de gramática na revista Escola Secundária (1957-1963). Revista Teias, 18(49), 8–22. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010