Políticas de inclusão: avanços no campo da educação ou armadilhas do discurso neoliberal?

Autores

  • Terezinha Maria Schuchter Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Janete Magalhães Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.25798

Palavras-chave:

Política, Inclusão, Direito.

Resumo

Objetiva o artigo discutir os sentidos atribuídos às políticas de inclusão nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Utiliza, como abordagem metodológica, a pesquisa documental e bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do conceito de inclusão e das finalidades das políticas inclusivas no contexto atual. Diante do fato da educação inclusiva estar se constituindo como uma política nacional, cabe-nos perguntar: quais os sentidos das políticas de inclusão no discurso governamental? Seriam essas políticas efetivamente inclusivas ou uma forma de gestão diferencial dos modos de vida para o controle da população? Quais seriam as implicações desse discurso para o campo do currículo escolar.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25798


 

Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) Doutorado em Educação pela Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (2008).

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Endereço: Rua Embaúba, n. 01, Manguinhos, Serra, Espírito Santo

Cep.: 29.173-033

telefone: (27) 99954-3779

Janete Magalhães Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Líder dos grupos de pesquisa: "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas". Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos,Cotidianos e Culturas. Professora titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de atuação: Currículo; Formação de Professores; Teoria do Conhecimento; Cotidiano escolar.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, s/n Campus Universitário
Goiabeiras, Vitoria, ES - Brasil
cep: 29060-970

Tel: (27)99962-1450

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Schuchter, T. M., & Carvalho, J. M. (2016). Políticas de inclusão: avanços no campo da educação ou armadilhas do discurso neoliberal?. Revista Teias, 18(48), 135–149. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25798