Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a língua portuguesa no IFRJ

Autores

  • ROBSON FONSECA SIMÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/ UNIR

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.25481

Palavras-chave:

Ações pedagógicas, Linguagem, Educação.

Resumo

A vocação deste artigo é a de procurar contribuir para o debate sobre ações pedagógicas diferenciadas junto ao ensino de Língua Portuguesa com os sujeitos do Ensino Médio. Entende-se que é na interação em diferentes instituições sociais que o estudante aprende e apreende as formas de funcionamento da língua, assim como os modos de manifestação da linguagem. Este estudo se debruça na teoria sociointeracionista e na teoria dialógica da linguagem, que trazem à baila a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. Nesse sentido, os estudiosos Fiorin (2003), Freitas (2005) e Bakhtin (1992) ajudam a pensar que as relações entre mundo e linguagem nascem das demandas sociais, fazendo andar o carrossel das experiências linguísticas dos estudantes da última etapa da Educação Básica.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25841

Biografia do Autor

ROBSON FONSECA SIMÕES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/ UNIR

Dr. ROBSON FONSECA SIMÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CAMPUS PORTO VELHO / UNIR

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

SIMÕES, R. F. (2017). Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a língua portuguesa no IFRJ. Revista Teias, 18(49), 194–205. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25481