30 ANOS DA EJA NA UFMG - EXTENSÃO, FORMAÇÃO E PESQUISA

Autores

  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25013

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, práticas, pesquisas e formação

Resumo

Este artigo descreve e analisa um conjunto de ações que, desde a década de 1980, passou a ser desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, envolvendo simultaneamente a extensão, a formação e a pesquisa voltadas para a educação de jovens e adultos. Destaca-se a criação de um Curso Supletivo para atender inicialmente os funcionários que trabalhavam na Universidade. Além disso, foi criada a habilitação em educação de adultos no Curso de Pedagogia e iniciou-se uma linha de pesquisa no Programa de Pós-graduação. Ao longo desses 30 anos foram muitos os estudantes das diversas licenciaturas que tiveram no Projeto de Extensão a iniciação à educação e, em especial, à educação de adultos. Entre eles, encontramos alguns que deram prosseguimento à profissão docente, ingressando nas redes públicas e privada de ensino bem como no ensino superior. Encontramos também um grupo significativo de egressos que optou por realizar pesquisas cujas temáticas surgiram da própria prática com os jovens e adultos do Projeto. Somam-se a esses, os estudantes de Pedagogia que escolheram a formação específica, por meio da habilitação em EJA, para trabalhar com jovens e adultos.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25013

Biografia do Autor

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

10-08-2016

Como Citar

Soares, L. J. G. (2016). 30 ANOS DA EJA NA UFMG - EXTENSÃO, FORMAÇÃO E PESQUISA. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 43–58. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25013