O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS

Autores

  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vera Lucia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.24918

Palavras-chave:

Criança, Produção de sentido, Espaço, Brinquedoteca

Resumo

O texto tem por foco evidenciar os modos como as crianças ocupam, se relacionam, produzem sentidos no espaço da brinquedoteca. Defende-se que sendo a brinquedoteca um espaço estruturado para o brincar, sua materialidade educa e comunica mensagens. Porém, essas não são imutáveis. Crianças a partir da ocupação e das interações que estabelecem entre outras crianças e adultos, produzem sentidos e atribuem outras significações simbólicas ao espaço. Os resultados desvelam indicadores que pretendem contribuir para (re)pensar os espaços coletivos da infância, evidenciando a participação da criança como sujeito ativo, competente, produtor de saberes capaz de falar de si e dos outros por meio do brincar.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.24918

 

Biografia do Autor

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

Vera Lucia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação

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Publicado

29-10-2016

Como Citar

Simiano, L. P., & Valença, V. L. C. (2016). O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS. Revista Teias, 18(48), 121–134. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24918