A ÉTICA NA PESQUISA E OS COMITÊS DE ÉTICA: SOBRE ESCRITOS E IMAGENS

Autores

  • Maria Ciavatta UFF/ PPG-Ed
  • Renata Reis
  • Rosângela da Rosa Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Palavras-chave:

ética em pesquisa – imagem – comitês de ética

Resumo

Este trabalho é parte das pesquisas que estamos desenvolvendo sobre história, documentação e imagens sobre trabalho e educação e os cânones prescritivos para sua utilização. Após uma introdução de tomada de posição sobre as questões éticas na pesquisa científica, tratamos da historicidade do ethos da ciência no espaço-tempo do capitalismo contemporâneo. Depois, recuperamos alguns trabalhos que refletem sobre a imagem e a questão do Outro. Segue-se a questão do direito no uso de imagens e a indústria cultural. Por último, apresentamos um quadro geral de questões envolvidas na discussão sobre os comitês de ética na pesquisa científica, no Brasil.

Biografia do Autor

Maria Ciavatta, UFF/ PPG-Ed

Professora Titular em Trabalho e Educaçãp

Renata Reis

Professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-Fiocruz). Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

03-08-2015

Como Citar

Ciavatta, M., Reis, R., & da Rosa, R. (2015). A ÉTICA NA PESQUISA E OS COMITÊS DE ÉTICA: SOBRE ESCRITOS E IMAGENS. Revista Teias, 16(42), 7–23. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24529