A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO

Autores

  • Camila Menotti Cardoso Universidade Federal de São Carlos- UFSCar
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa de mestrado realizada com o objetivo de identificar e compreender como os monitores que atuam como professores na prisão significam a experiência docente, frente às particularidades do contexto e da condição de homens aprisionados em que se encontram. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como recursos metodológicos a observação do espaço escolar registrada em diários de campo, as conversas informais e as entrevistas com seis monitores de uma unidade prisional do interior do estado de São Paulo. O estudo evidencia que o oficio da docência entre as grades proporciona melhoria da autoestima e sentido à vida no presente, contribui com o cumprimento e redução da pena e para a reinserção ao convívio social quando adquirir liberdade. Palavras-chave: Docência na prisão. Monitores – Professores. Educação de Jovens e Adultos na prisão.

Biografia do Autor

Camila Menotti Cardoso, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Pesquisadora da Linha de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

24-03-2015

Como Citar

Cardoso, C. M., & Onofre, E. M. C. (2015). A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO. Revista Teias, 16(41), 205–222. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24522

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua