A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO

Autores

  • José Ricardo Silva Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, campus de Presidente Prudente
  • José Milton de Lima Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, Campus de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Educação Infantil, brincadeira, Teoria histórico-cultural.

Resumo

O objetivo foi conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no emprego da brincadeira. Após as investigações, foram realizadas intervenções teóricas e práticas tomando como base a teoria histórico-cultural. Os resultados apontam a presença da brincadeira na creche, entendida como importante para o desenvolvimento infantil. A investigação apontou a presença da brincadeira espontânea e complexa nas propostas da educadora. As intervenções demonstraram a importância da atuação do professor na ampliação da cultura lúdica das crianças, avanços na qualidade do brincar e diversificação de conteúdos e temas. Segundo a educadora, as intervenções contribuíram para uma mudança em sua concepção, no entanto, ainda apontou indicativos que dificultam suas ações.

Biografia do Autor

José Ricardo Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, campus de Presidente Prudente

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e, atualmente é aluno regularmente matriculado no Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Presidente Prudente - SP.

José Milton de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, Campus de Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013

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Publicado

13-05-2015

Como Citar

Silva, J. R., & Lima, J. M. de. (2015). A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO. Revista Teias, 16(41), 177–191. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24520

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua