A DIVERSIDADE CULTURAL COMO PALAVRA DE ORDEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMA(S) DE APAGAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Nadja Naira Aguiar Ribeiro Universidade Federal de Alagoas
  • Deiseane Louise Santos Oliveira Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas em EJA. Professora da educação básica da rede pública estadual de Sergipe

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o(s) sentido(s) da diversidade cultural no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade, na dimensão da escolarização, é tomada como um espaço de diversidades. Contudo, a diversidade cultural não deve ser apenas discutida quando se faz referência a gênero, etnia, religião. Sua concepção mais significativa ultrapassa a visão simplista, muitas vezes apelativa, que reduz os indivíduos a seres estereotipados. Atentar para que os discursos legais não ocultem, sob o signo da tolerância, as legítimas discussões sobre as desigualdades sociais, é o maior desafio dos educadores comprometidos com a referida modalidade.

Downloads

Publicado

24-04-2014

Como Citar

Ribeiro, N. N. A., & Oliveira, D. L. S. (2014). A DIVERSIDADE CULTURAL COMO PALAVRA DE ORDEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMA(S) DE APAGAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. Revista Teias, 15(35), 54–70. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24403