O CAMINHO DE ALICE: uma trilha para pesquisa em Educação

Autores

  • Samilo Takara Universidade Estadual de Maringá/PR
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá/PR

Resumo

Os discursos midiáticos situam-se entre a ficção e a realidade, ora se aproximam ou ora se distanciam, contrapondo-se e apoiando-se em diferentes contextos sociais. Entre as áreas de conhecimento em Educação, Comunicação e Linguagem, os discursos constroem e estabelecem conversações sobre a função do/a professor/a e do/a pesquisador/a, agem como aventureiros que se deparam com um mundo visto com base em suas arguições teóricas e metodológicas. Nossa questão norteadora é: Quais as contribuições metodológicas da epistemologia feminista e das teorizações foucaultianas para as pesquisas em mídia na educação? Inspirados na obra Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll (2009) e sua adaptação para o cinema, em versão recente dirigida por Tim Burton (2010), entendemos que as culturas e linguagens pelo viés das teorizações feministas e foucaultianas ancoradas nos Estudos Culturais são possibilidades para as pesquisas que se inscrevem nas fronteiras de Educação e Comunicação.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Universidade Estadual de Maringá/PR

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR. Pesquisa em Educação, Comunicação, Cultura e Relações de Gênero.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá/PR

Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho – Unesp (Marília). Pós-doutorado na Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

28-07-2014

Como Citar

Takara, S., & Teruya, T. K. (2014). O CAMINHO DE ALICE: uma trilha para pesquisa em Educação. Revista Teias, 15(36), 20. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24393

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua