Entre experiências de estágio supervisionado e modelos para a formação de docentes: reconhecendo o lugar da escola e das parcerias na preparação de professores

Autores

  • Priscila Magalhães Andrade Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIo) e Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB)

Resumo

Este artigo tem por base um estudo que investigou como um estágio supervisionado na formação de professores acontece em uma escola de educação básica. O objetivo deste artigo é apontar para experiências e modelos de estágio supervisionado que visam uma formação inicial docente mais sólida e integrada entre os conteúdos teóricos da universidade e a prática da escola, partindo do princípio que é na escola, no contexto escolar, que se aprende o essencial de ser professor. São experiências e modelos de formação nacionais e internacionais que buscam soluções para os problemas enfrentados pela formação inicial de docentes, valendo-se das possibilidades que os estágios curriculares supervisionados podem trazer aos futuros mestres.

Biografia do Autor

Priscila Magalhães Andrade Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIo) e Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB)

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FBRJ). Foi professora do curso de Especialização em Educação Especial da UNIRio e de disciplinas ligadas à educação do curso de Pedagogia, Música e Teologia da Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Atualmente é professora dos anos iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Tem experiência na área de Educação com ênfase em formação de professores, se dedicando atualmente à estudos sobre o curso de pedagogia.

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Rodrigues, P. M. A. (2014). Entre experiências de estágio supervisionado e modelos para a formação de docentes: reconhecendo o lugar da escola e das parcerias na preparação de professores. Revista Teias, 15(36), 18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24392

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua