EDUCACÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: um diálogo sobre a linguagem do corpo brincante

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade de Cuiabá

Resumo

Este artigo trata de alguns entendimentos sobre diferentes linguagens expressas nas brincadeiras infantis, analisadas por duas grandes áreas, a Educação Física e a Matemática, que estão entremeadas no campo da ludicidade. Apresenta uma abordagem qualitativa com crianças de cinco anos, da Educação Infantil de Cuiabá/MT, que demonstraram a intensa agnação entre esses dois campos apreciados pela natureza social dos jogos e as aplicações matemáticas. Uma breve análise mostrou que os princípios matemáticos estão imiscuídos na engenharia brincante e que promove uma série de descobertas diante das trocas simbólicas e da configuração da brincadeira. Portanto, essas linguagens anunciadas durante a brincadeira podem se tornar instrumentos para pensar e/ou repensar sobre a performance do corpo brincante.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade de Cuiabá

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade, GPECOL-UFMT (2010 - Atual). Atualmente é Professora-pesquisadora da Universidade de Cuiabá, Professora de Pós-graduação Latu Sensu do Instituto Panamericano de Educação e Faculdade Católica Rainha da Paz. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Escolar Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras infantis, infância, imaginário, ludicidade, desenho animado, natação, atletismo, formação de professor, aptidão física, atividade de academia, artes marciais e personal trainer.

Downloads

Publicado

28-07-2014

Como Citar

Magalhães Barbosa, R. F. (2014). EDUCACÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: um diálogo sobre a linguagem do corpo brincante. Revista Teias, 15(36), 15. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24389

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua