Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012)

Autores

  • Marcio Martins Costa Brigeiro UERJ-FFP
  • Luiz Fernando Conde Sangenis UERJ-FFP

Resumo

O artigo problematiza o Projeto “Salto de Qualidade na Educação Carioca”, eixo retórico da política educacional posta em movimento na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2009. Na análise da ação pública local durante o primeiro mandato de Eduardo Paes na Prefeitura, identificamos a sua tardia e peculiar imersão num projeto político-educacional arcaico que insiste em qualificar a educação pública com base em valores neoliberais e tecno-objetivistas. O texto procura evocar a reflexão sobre os custos sociais da práxis política municipal, traduzida em determinadas ações de intervenção pedagógica e gerencial, que vem estabelecendo diferentes dispositivos de regulação do terreno escolar em função de expectativas políticas de melhora do desempenho dos alunos do ensino público carioca no IDEB.

Biografia do Autor

Marcio Martins Costa Brigeiro, UERJ-FFP

Mestre em Educação pela FFP-UERJ. É professor do Ensino Básico Federal e de Educação de Jovens e Adultos da SME do Rio de Janeiro, atuando no Colégio Brigadeiro Newton Braga e na Escola Municipal Gonçalves Dias. Atua também como professor tutor presencial do curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ao CEDERJ.

Luiz Fernando Conde Sangenis, UERJ-FFP

Doutor em Educação pela UFF, Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, atuando no departamento de educação na área de fundamentos da educação, Filosofia e História da Educação; membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, compondo a linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Brigeiro, M. M. C., & Sangenis, L. F. C. (2014). Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012). Revista Teias, 15(36), 27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24388

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua