Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012)

Marcio Martins Costa Brigeiro, Luiz Fernando Conde Sangenis

Resumo


O artigo problematiza o Projeto “Salto de Qualidade na Educação Carioca”, eixo retórico da política educacional posta em movimento na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2009. Na análise da ação pública local durante o primeiro mandato de Eduardo Paes na Prefeitura, identificamos a sua tardia e peculiar imersão num projeto político-educacional arcaico que insiste em qualificar a educação pública com base em valores neoliberais e tecno-objetivistas. O texto procura evocar a reflexão sobre os custos sociais da práxis política municipal, traduzida em determinadas ações de intervenção pedagógica e gerencial, que vem estabelecendo diferentes dispositivos de regulação do terreno escolar em função de expectativas políticas de melhora do desempenho dos alunos do ensino público carioca no IDEB.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional