AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA

Autores

  • Acyr de Gerone Junior Bacharel em Teologia, com MBA em Gestão Empresarial, Especialização em Projetos Sociais do Terceiro Setor e em Ciências da Religião. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará na área de Currículo e Formação de Professores. Integrante, como pesquisador, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA).
  • Salomão Antonio Mufarrej Hage

Resumo

RESUMO O artigo analisa a ação pedagógica de professores que atuam em uma escola ribeirinha do município de Igarapé-Miri, no Pará; identificando ações e saberes docentes e suas interfaces com a teoria de Paulo Freire e com a região ribeirinha da Amazônia paraense. O texto foi elaborado a partir de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em 2012, acrescido de reflexões acumuladas pelos autores na pesquisa “A Presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90”, coordenada pela Cátedra Paulo Freire da PUC de São Paulo. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na revisão de literatura, no levantamento documental e, em entrevistas com professores do ensino fundamental que atuam nesta escola. Palavras-chave: ação pedagógica; comunidades ribeirinhas; educação freireana

Biografia do Autor

Salomão Antonio Mufarrej Hage

Doutor em Educação pela PUC/SP com Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Gerone Junior, A. de, & Hage, S. A. M. (2013). AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA. Revista Teias, 14(33), 17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24362

Edição

Seção

Em Pauta