A educação e a proposta de “civilização” dos súditos portugueses na Amazônia (1750-1810)
Resumo
Este artigo é produto de uma pesquisa mais ampla e ainda não concluída, que se propõe a analisar as matrizes educacionais da região em seus vários períodos históricos. Trata-se de um relato sobre a educação do período colonial na Amazônia após a expulsão dos jesuítas da região, que se detém na análise das medidas instituídas pela legislação pombalina para a Amazônia objetivando estabelecer um novo modelo de educação controlada pelo Estado. Interessa neste estudo demonstrar a natureza ideológica da “civilização” que se impunha como modelo comportamental aos nativos. Dois instrumentos legais serão particularmente examinados: o Diretório dos Índios (1758) e o Regimento Provisional para os Professores (1799) Palavras-chave: Amazônia. Educação. Legislação pombalina.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
Rodrigues, D. S. (2012). A educação e a proposta de “civilização” dos súditos portugueses na Amazônia (1750-1810). Revista Teias, 13(28), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24239
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