NARRATIVA PEDAGÓGICA E MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: ESCRITA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?

Autores

  • Guilherme do Val Toledo Prado UNICAMP
  • Cláudia Roberta Ferreira
  • Carla Helena Fernandes Helena Fernandes

Resumo

Atualmente, o conceito de escrita dos profissionais da educação tem orientado a implementação de programas de formação profissional, na perspectiva de ajudá-los a explorarem e aprimorarem aspectos de sua prática. No entanto, a reflexão sobre a própria prática não é um processo espontâneo do profissional da educação isolado na rotina escolar. É preciso que haja uma intencionalidade explícita provocada também por algum elemento externo ao contexto das ações repetitivas do dia-a-dia da vida escolar para colocar em marcha esse processo. Sustentamos aqui a importância de, já na formação inicial ou mesmo em formação em serviço, oferecer oportunidades para que os futuros profissionais assumam a condução de suas reflexões para que possam não somente compreender os limites de sua futura atuação, mas que com isso possam começar a colecionar elementos que lhes permitam formular questões para si mesmo, para seus colegas e para os diversos formadores que encontrarão em sua prática profissional a partir dos registros de suas práticas profissionais. Essa perspectiva mostra-se, inclusive, compatível com muitos resultados de pesquisas atuais, que apontam, por um lado, o fato de que a ação didática dos profissionais da educação comportam conhecimentos e saberes que transcendem o saber teórico consolidado e, por outro, a convicção de que a prática pedagógica pode ser organizada teoricamente e orientada para produzir efeitos marcantes e de significativo alcance social.

Biografia do Autor

Guilherme do Val Toledo Prado, UNICAMP

Prof.Dr. do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP e Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada

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Publicado

28-12-2011

Como Citar

Prado, G. do V. T., Ferreira, C. R., & Fernandes, C. H. F. H. (2011). NARRATIVA PEDAGÓGICA E MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: ESCRITA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?. Revista Teias, 12(26), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24216

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua