A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010)

Autores

  • Marcia Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo analisa as políticas educacionais dirigidas para pessoas com deficiência física, mental, sensorial, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades implementadas ao longo do governo Lula (2003-2010). Para tal, faz um resgate histórico das políticas elaboradas nessa direção, sobretudo a partir dos anos noventa, período de grandes reformas educacionais. Ênfase especial é dada aos documentos internacionais que influenciaram a implementação da conhecida política de “educação inclusiva” no Brasil. Em seguida, são analisados alguns documentos elaborados no governo Lula, em particular sobre a operacionalização da proposta do atendimento educacional especializado.

Biografia do Autor

Marcia Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

30-04-2011

Como Citar

Pletsch, M. (2011). A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010). Revista Teias, 12(24), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24189