A Ética na Formação de Professores: o olhar do licenciando da UFRJ

Autores

  • Renato José de Oliveira UFRJ
  • Andrea Penteado de Menezes
  • Cristina Nacif Alves
  • Glauria Janaina dos Santos
  • Helen Silveira Jardim
  • Silvia do Socorro Celusso

Resumo

Este artigo discute os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário a alunos de licenciatura da UFRJ. Os objetivos centrais foram investigar como as questões éticas/morais são trabalhadas na formação desses licenciandos e como eles veem a inserção das mesmas na escola pública (segundo um enfoque laico ou confessional). A pesquisa foi balizada pela teoria da argumentação de Perelman & Olbrechts-Tyteca e pelos estudos de Meyer sobre a retórica. A análise permitiu constatar que: a) os conceitos de ética/moral fornecidos pelos licenciandos são pouco aprofundados; b) as questões éticas/morais devem ser abordadas na escola pública a partir de um enfoque laico. Palavras-chave: ética/moral – formação de professores – retórica e argumentação

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Publicado

29-08-2011

Como Citar

de Oliveira, R. J., de Menezes, A. P., Alves, C. N., dos Santos, G. J., Jardim, H. S., & Celusso, S. do S. (2011). A Ética na Formação de Professores: o olhar do licenciando da UFRJ. Revista Teias, 12(25), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24170