PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA E O DEBATE SOBRE A LEI 10639/03

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves Universidade Federal Fluminense
  • José Luiz Cordeiro Antunes Universidade Federal Fluminense

Resumo

O Projeto “Negros e Negras em Movimento”, centraliza suas discussões nas questões sociais, culturais, políticas e educacionais que envolvem a população afro-brasileira sob a Lei 10.639/03. Qualificar os agentes, fazer a recuperação das memórias e sua inserção no cotidiano cultural afro, se fez necessário y se permitiu descobrir a reprodução do imaginário negativo, através de uma cadeia de ações. Produzimos dois seminários sobre Diversidade e Práticas Pedagógicas, a Formação Continuada de Multiplicadores, a criação do Fórum de Discussões Permanentes e a elaboração de projetos, baseados no multiculturalismo, novas posturas teórioco-metodológicas de produção de conhecimentos se desenvolveram como possíveis elementos transformadores do social. Palavras-chave: Cultura, Currículo e Relações raciais.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora na área de Psicologia e Educação, analisando as questões étnicos-raciais.

José Luiz Cordeiro Antunes, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pertenço ao NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação.

Publicado

15-01-2009

Como Citar

Gonçalves, M. das G., & Antunes, J. L. C. (2009). PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA E O DEBATE SOBRE A LEI 10639/03. Revista Teias, 9(18), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24045

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua