A AFETIVIDADE COMO FATOR DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Sandra Maria Nascimento de Mattos UCP

Resumo

Pretendemos, com este artigo, discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva afetiva, em um processo dialético entre educador e educandos. Entendendo que a inclusão escolar não se restringe à visão multifacetada da deficiência, buscamos mostrar a necessidade de discutir a respeito das diferenças, entendida como a singularidade de cada um. Queremos, ainda, mostrar a importância e a necessidade da afetividade para aprendizagem. A afetividade é um fator importante no relacionamento educador/educandos. Esse relacionamento afetivo é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, por conseqüência, da aprendizagem. Por conseguinte, a afetividade é um fator de inclusão/exclusão escolar. Palavras-chave: afetividade; inclusão escolar; aprendizagem

Publicado

14-01-2009

Como Citar

de Mattos, S. M. N. (2009). A AFETIVIDADE COMO FATOR DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Teias, 9(18), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24043

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua