A ESCOLA E A PRODUÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – REFLEXÕES SOBRE OS CONSELHOS A PARTIR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Estela Scheinvar Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

sociedade civil, cidadania, políticas públicas

Resumo

A “sociedade civil organizada” tornou-se um conceito articulador do ideal democrático no Brasil, através da proposta da formação de conselhos paritários contida na Constituição Federal de 1988. Portanto, o estudo da sociedade civil implica a discussão da organização social na sociedade burguesa, assim como a análise dos agenciamentos através dos quais a sociedade civil se materializa. Neste debate, a escola emerge como o veículo formal mais coeso na institucionalização da formação cidadã e, nela, o Estatuto da Criança e do Adolescente é adotado como um dispositivo, por conferir concreção às análises, na medida em que trata-se de uma lei cuja implementação supõe a ação direta da sociedade civil no sentido de produzir efeitos diretos no cotidiano dessa população.

Biografia do Autor

Estela Scheinvar, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense

Publicado

28-08-2007

Como Citar

Scheinvar, E. (2007). A ESCOLA E A PRODUÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – REFLEXÕES SOBRE OS CONSELHOS A PARTIR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Teias, 2(4), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23887

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua