A DIVERSIDADE E SEUS SENTIDOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL): QUESTÕES PRÉVIAS

Autores

  • Helena Ponce Maranhão ProPEd

Palavras-chave:

currículo nacional, identidade, diversidade cultural.

Resumo

Na perspectiva de uma aproximação de questões que tocam a tensão entre homogeneidade e diversidade, pretende-se realizar um reconhecimento prévio e necessário de significações propostas para qualificar a problemática da diversidade cultural. Toma-se, para tanto, como suporte empírico da análise a abordagem da cultura e de sua pluralidade expressa nos PCN. Tais orientações curriculares formam terreno fecundo para discutir não apenas tendências valorativas e comportamentais que se pretende implementar, mas também reavaliar os sentidos assumidos e negociados na dinâmica de difusão, disseminação e apropriação. A análise proposta concerne ao campo sociológico das relações entre simbolismo, cultura e poder.

Biografia do Autor

Helena Ponce Maranhão, ProPEd

Professora contratada da Faculdade de Formação de Professores – São Gonçalo/UERJ Doutoranda em Educação/UFRJ.

Publicado

07-08-2007

Como Citar

Maranhão, H. P. (2007). A DIVERSIDADE E SEUS SENTIDOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL): QUESTÕES PRÉVIAS. Revista Teias, 1(2), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23846