O tratamento atual da tuberculose (para adolescentes e adultos) comentado

Autores

  • Helio de Siqueira Professor Visitante da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Doutor em Pneumologia pela UERJ
  • Terezinha Vargas Médica do Ambulatório de tuberculose do HUPE/UERJ.
  • Walter Costa Médico do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
  • Anamelia Faria Médica do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professora Substituta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
  • Agnaldo José Lopes Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
  • Domenico Capone Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino Fraga Filho/UFRJ. Mestre em Medicina pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ.
  • Cláudia Henrique da Costa Professora Adjunta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutora em Pneumologia pela UFRJ e National Heart and Lung Institute.
  • Rogério Rufino Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutor em Pneumologia pela UFRJ. Pós-doutor em Pneumologia pelo National Heart and Lung Institute.

Resumo

Apesar de potencialmente curável, a tuberculose continua a ser uma proeminente questão de saúde pública, com índices de morbidade e mortalidade relevantes em todo o mundo. O Brasil ocupa o 18º lugar entre os 22 países em que se encontram os maiores números de casos dessa doença. A coinfecção com o HIV e o problema da multirresistência agravam ainda mais essa já precária conjuntura. Com o objetivo de eliminar o risco de falência e de recidiva nos pacientes com resistência primária isolada à H ou à R, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose resolveu acrescentar o etambutol ao esquema tríplice de curta duração (RIP). O esquema RHZE já é usado, praticamente, em todos os países há muitos anos com a mesma finalidade. Os quatro fármacos serão reunidos em um único comprimido com doses fixas (CDF), melhorando a adesão pela simplificação do regime terapêutico e evitando, desse modo, o surgimento de resistência adquiri-da por má observância da prescrição. A estratégia DOTS ainda será implementada em alguns segmentos específicos da população. Além desse esquema básico, haverá esquemas para meningoencefalite, multirresistência e ainda os chamados especiais.O Ministério da Saúde está organizando uma rede assistencial para a TB a fim de atuar em três níveis: primário, secundário e terciário. O presente texto tem como objetivo multiplicar o conhecimento dessas mudanças no controle da tuberculose.

Biografia do Autor

Helio de Siqueira, Professor Visitante da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Doutor em Pneumologia pela UERJ

Professor Visitante da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Doutor em Pneumologia pela UERJ

Terezinha Vargas, Médica do Ambulatório de tuberculose do HUPE/UERJ.

Médica do Ambulatório de tuberculose do HUPE/UERJ.

Walter Costa, Médico do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Médico do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Anamelia Faria, Médica do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professora Substituta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Médica do Serviço de Pneumologia do HUPE. Professora Substituta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Agnaldo José Lopes, Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.

Domenico Capone, Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino Fraga Filho/UFRJ. Mestre em Medicina pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ.

Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Radiologista do HU Clementino Fraga Filho/UFRJ.Mestre em Medicina pela UFRJ.Doutor em Medicina pela UFRJ.

Cláudia Henrique da Costa, Professora Adjunta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutora em Pneumologia pela UFRJ e National Heart and Lung Institute.

Professora Adjunta da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutora em Pneumologia pela UFRJ e National Heart and Lung Institute.

Rogério Rufino, Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutor em Pneumologia pela UFRJ. Pós-doutor em Pneumologia pelo National Heart and Lung Institute.

Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ. Mestre em Pneumologia pela UFF. Doutor em Pneumologia pela UFRJ. Pós-doutor em Pneumologia pelo National Heart and Lung Institute.

Downloads