Antissépticos bucais no controle da bacteremia de origem oral

Autores

  • German Villoria Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Lúcia Helena Costinha Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8807

Resumo

O conhecimento científico atual nos oferececlaras evidências da influência de procedimentosque manipulem os tecidos orais no desenvolvimento de bacteriemia e consequentemente no risco de endocardite infecciosa. Ao surgir indícios de que a doença periodontal pode ser um fator de risco significativo para o desenvolvimento de algumas doenças sistêmicas assim como a doença cardiovascular, verificou-se que essas certas condições sistêmicas podem ser iniciadas pela entrada repetida de bactérias na corrente sanguínea. A utilização de antibióticos sistêmicos é o método tradicionalmente recomendado para o controle de bacteriemia de origem oral, entretanto, discute-se a sua total eficácia e, em se tratando de segurança, o seu uso acarreta efeitos colaterais indesejáveis. Está bem estabelecido na literatura, o impacto significativo do controle mecânico e químico sobre os níveis de microrganismos placa supragengival e no consequente controle da inflamação gengival. Com base nessas propriedades bem documentadas sobre a terapia periodontal, alguns autores recomendam a utilização de métodos adjuntos como a aplicação tópica de antimicrobianos na margem gengival, com o objetivo de diminuiro número de microrganismos viáveis que penetrem na corrente sanguínea. Como alguns estudos recentes sugerem que o antibiótico sistêmico não previne a endocardite infecciosa proveniente de manipulação bucal em todosos casos, a adição de um medicamento tópico oral com o intuito de diminuir o número de microrganismos viáveis na corrente sanguínea pode ser um método adjunto importante. O objetivo deste estudo consistiu em fazer um levantamento dos trabalhos publicados sobre a bacteriemia de origem oral e sua prevenção através da utilização de antissépticos bucais.

Biografia do Autor

German Villoria, Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lúcia Helena Costinha, Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Periodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads