Abordagem comunitária e ensino médico: análise da experiência do DMIF/FCM/UERJ

Autores

  • Cesar A. O. Favoreto Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária.Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.29472

Resumo

Este ensaio analisa os aspectos conceituais e técnico-políticos da promoção da saúde e educação em saúde na aprendizagem médica da abordagem comunitária. Desenvolve-se a compreensão da abordagem comunitária como processo de construção da cidadania e de promoção da autonomia sobre o processo saúde-adoecimento. A partir desta reflexão, contextualiza e problematiza a experiência do Departamento de Medicina Integral e Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (DMIF/FCM) de deslocar o ensino médico para as unidades de atenção primária e comunidades adscritas. Na formação médica, a abordagem comunitária possibilita o desenvolvimento de uma nova e ampliada perspectiva semiológica, propedêutica e terapêutica da prática médica, fomenta para o aluno um espaço de aprendizagem que busca desenvolver a reflexão, a escuta e o diálogo com os profissionais e os pacientes e integra a dimensão individual e coletiva de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Descritores: Educação médica; Promoção da saúde; Educação em saúde.

Biografia do Autor

Cesar A. O. Favoreto, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária.Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária.Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-09-19