Fatos e marcas: das memórias e conquistas do Grupo Com Vida

Autores

  • Denise H. Afonso Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Lia Márcia C. da Silveira Hospital Escola São Francisco de Assis. Residência Multiprofissional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Michael Deveza Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Elizabeth da L. Marques Serviço Social. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Thiago Prudente Bártholo Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Daniel S. N. Puig Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.29471

Resumo

Apresentamos a experiência do Grupo Com Vida, a mais consistente e duradoura do trabalho/ensino com Grupos do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da FCM/UERJ. Iniciamos descrevendo o contexto mundial, nacional e local no momento de construção do Grupo, caracterizando as pessoas e suas necessidades à luz da aids, do Hospital Universitário Pedro Ernesto e do Ambulatório de Medicina Integral. Seguimos com a constituição do Grupo, seus atributos essenciais, organização, referencial teórico de sustentação, características, importância do espaço de reflexão de Equipe como parte do processo de Educação Permanente, suas interfaces e desdobramentos. Destacamos a interdisciplinaridade com a participação de profissionais de diferentes categorias com ênfase na permanência do médico durante os 20 anos de atividades e a necessidade de (re)construção sempre colaborativa. Seguimos com foco na formação de profissionais de saúde, desde a Graduação até a Residência, Médica e de outras Áreas da Saúde. Resgatamos a experiência do primeiro aluno de Medicina a participar do Grupo, sua vivência nas atividades na comunidade, em especial o Memorial das Velas Acesas com foco no processo de ensinagem: o que aprendeu e levou consigo? o que pode nos ensinar? Na continuidade natural da graduação, apresentamos a reflexão de um ex-Residente de Medicina de Família ao participar do Grupo, o impacto dessa experiência em sua trajetória profissional, tensões e desafios deste modelo de cuidado. Finalizamos com o valor da grande parceria com os multiplicadores, presentes nas memórias e marcas caracterizando a importância, ainda hoje, século XXI, do Grupo Com Vida.

Descritores: Educação em saúde; Atenção integral à saúde; Grupos de apoio; HIV; AIDS.

Biografia do Autor

Denise H. Afonso, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lia Márcia C. da Silveira, Hospital Escola São Francisco de Assis. Residência Multiprofissional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Hospital Escola São Francisco de Assis. Residência Multiprofissional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Michael Deveza, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Elizabeth da L. Marques, Serviço Social. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço Social. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thiago Prudente Bártholo, Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Daniel S. N. Puig, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Afonso DH. A aids e o trabalho: aspectos éticos e sociais. Monografia apresentada ao Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade Gama Filho como requisito parcial do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. RJ, dezembro 1990.

Programa Nacional de DST e Aids: história da aids. Disponível em http://www.aids.gov.br/pagina/2010/257 . Acesso em: 22/05/2017.

Bertozzi SM, Laga M, Bautista-Arredondo S, Coutinho A. Making HIV prevention programmes work. Lancet. 2008 Sep 6;372(9641):831-44.

Laga M, Alary M, Nzila N, et al. Condom promotion, sexually transmitted diseases treatment, and declining incidence of HIV-1 infection in female Zairian sex workers. Lancet. 1994;344(8917):246-8.

Programa Global de hiv e aids: 10 Fatos sobre hiv e aids e o Banco Mundial. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/BRAZILINPOREXTN/Resources/3817166-1185895645304/AIDSPort.pdf. Acesso em: 22/05/2017.

Programa Nacional de DST e Aids: Direitos humanos e HIV/aids-Avanços e perspectivas para o enfrentamento da epidemia no Brasil. 2008. Brasília, DF. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/DIREITOS_HUMANOS.pdf. Acesso em: 22/05/2017.

Gomez A. Com Vida e diferente. Saber Viver. 2003; 3(22):12-14. Disponível em: http://saberviver.org.br/publicacoes/com-vida-e-diferente/. Acesso em: 22/05/2017.

Silveira LMC, Ribeiro VMB. Grupo de adesão ao tratamento: espaço de “ensinagem” para profissionais de saúde e pacientes. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2005;9:91-104.

Afonso DH, Silveira LMC. O trabalho do médico de família e comunidade com grupos em atenção primária à saúde. In: PROMEF. Porto Alegre: Artmed Editora; 2007. p.49-78.

Bleger J. Temas de Psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Cortez; 1989.

Rollo AA, Oliveira R.C. É possível construir novas práticas assistenciais no hospital público? In: Merhy EE e cols. Agir em Saúde: Um desafio para o público. 3a ed. São Paulo, SP: Editora Hucitec; 2007. p.321-352.

Assis M. Promoção da Saúde e Educação Popular em Saúde: Interface possível e necessária. Jornal Nós da rede: boletim da Rede de Educação Popular em Saúde. 2003;(5).

Gomes SE, Bakita VSC. Grupo com Gestantes numa Unidade de Saúde da Família: Uma experiência interdisciplinar. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família, apresentado como requisito para obtenção do título de especialista. Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz; 2007.

Minayo MCS. Interdisciplinaridade: uma questão que atravessa o saber, o poder e o mundo vivido. Medicina Ribeirão Preto 1991. abr/jun; 24(2):70-7.

Yalom ID, Leszcz M. Psicoterapia de grupo – Teoria e prática; tradução Ronaldo Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

Boff L. O Cuidado essencial: princípio de um novo ethos. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Revista Inclusão Social. 2005;1(1):28-35.

Boff L. Tempo de transcendência. Sextante. Rio de Janeiro; 2000.

Afonso DH, Silveira LMC. Grupo Com Vida: duas décadas de adesão à vida. São Paulo/Ribeirão Preto: FUNPEC Editora; 2016. p.137-151.

Downloads

Publicado

2016-09-19