Trabalho colaborativo em saúde mental

Autores

  • Luiz F. Chazan Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Sandra P. Impagliazzo Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Angela M. Silva Serviço de Psicologia. Hospital Univ. Gaffrée e Guinle (HUGG). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Kali V. G. Alves Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Andréa B. Albuquerque Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Roberta S. Ciuffo Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.29453

Resumo

Introdução: Trata-se de um relato da parceria entre a Disciplina de Psicologia Médica (PSIMED) e o do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária (DMIF) que começa nos anos 80, com um trabalho conjunto no Ambulatório de Medicina Integral (AMI). Esta parceria vem se consolidando e atualmente se desenvolve para além do AMI, em unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). Materiais e Métodos: Este trabalho interprofissional tem como eixo o Cuidado Colaborativo, com ferramentas como interconsulta e consultas conjuntas, que são utilizadas na ESF, por meio do apoio matricial oferecidos pelos Núcleos de Apoio à Saúde de Família (NASF). Outra estratégia são grupos com pacientes crônicos e portadores de HIV, importantes para a construção do cuidado compartilhado. O objetivo desta parceria é proporcionar um espaço de aprendizado e assistência que opera com os conceitos de integralidade, interdisciplinaridade e horizontalidade do cuidado para internos, staffs, residentes e pós-graduandos de saúde mental, medicina de família e pacientes. Resultados: Integração exitosa do DMIF e da PSIMED com a Secretaria Municipal de Saúde com foco nos NASF em Clínicas da Família. Também houve o incremento da formação em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Saúde Mental. Discussão: Reconhecer que a subjetividade é parte indissociável da relação médico-paciente e que dispomos de ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades, contribuindo para a formação dos profissionais de Saúde e para uma Atenção Primária resolutiva e reforçando parceria firmada entre dois campos – saúde mental e medicina de família – que há anos vem se construindo de forma sólida e eficaz.

Descritores: Saúde Mental; Atenção primária à saúde; Integralidade em saúde; Assistência integral à saúde.

Biografia do Autor

Luiz F. Chazan, Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sandra P. Impagliazzo, Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Angela M. Silva, Serviço de Psicologia. Hospital Univ. Gaffrée e Guinle (HUGG). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Psicologia. Hospital Univ. Gaffrée e Guinle (HUGG). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Kali V. G. Alves, Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Andréa B. Albuquerque, Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Roberta S. Ciuffo, Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Ferrari H, Luchina N, Luchina IL. La Interconsulta médico-psicológica en el marco hospitalario. Buenos Aires: Nueva Visión; 1977. 146 p.

Lipowski ZJ, Wise TN. History of consultation-liaison psychiatry. In Textbook of Consultation Liaison Psychiatry. Edited by Wise MG, Rundell JR. Washington, DC: American Psychiatric Publishing; 2002:3–11.

Mello Filho J, Silveira LMC. Consulta conjunta: uma estratégia de capacitação para a atenção integral à saúde Rev. Bras. Educ. Méd. mai-ago 2005; 29(2):147-151.

Mello Filho J. Concepção Psicossomática: Visão Atual. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1978. 214 p.

Eksterman A. Material Didático [Internet] Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica. Acesso em 04 de jun de 2016.Disponível em: http://www.medicinapsicossomatica.com.br/materialdidatico.htm.

Perestrello D. A Medicina da Pessoa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1989. 272 p.

Balint M. O médico, seu paciente e a doença. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2005. 332 p.

Rodrigues RD. Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UERJ: uma perspectiva histórica. Rev Bras Med Fam e Com. Rio de Janeiro. Out /dez 2007;3(11):149-156.

Brasil. Lei n°8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília. DF: 1990. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.html, acesso em 14 de maio de 2016.

Acioli S. Os sentidos das práticas voltadas para a saúde e doença: maneiras de fazer de grupos da sociedade civil. Os sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Pinheiro R, Mattos RA. (orgs). Rio de Janeiro: UERJ, IMS: ABRASCO, 2001. p 157-166.

Matos RA. Os sentidos da Integralidade: algumas reflexões a cerca de valores que merecem ser definidos. Pinheiro, R. e Mattos, R.A. (orgs). Os sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. RJ: UERJ, IMS: ABRASCO, 2001.p 39-64.

Campos GWS. Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde. Revista Ciência e Saúde Coletiva, São Paulo. 1999;4(2):393-403.

Chiaverini, DH (Org.). Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 236p.

Farias CNF. Psicanálise/Medicina: Qual laço possível?. In: Coloquio Do Lepsi IP/FE-USP, 5., 2004, São Paulo. Proceedings online. Acesso em 30 de mai de 2016. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032004000100021&lng=en&nrm=abn>.

Tesser CD. Medicalização social (II): limites biomédicos e propostas para a clínica na atenção básica. Interface (Botucatu) [Internet]. 2006 Dec [cited 2017 Apr 24];10(20):347-362. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200006&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200006

Botega NJ. Interconsulta Psiquiátrica: visão psicodinâmica. In: Prática Psiquiátrica no Hospital Geral: interconsulta e emergência. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. p.87-102.

Rossi L. Gritos e sussurros: a interconsulta psicológica nas unidades de emergências médicas do Instituto Central do Hospital das Clínias FMUSP. Dissertação. Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia. USP, 2008.

Mello Filho, J (Org.). Grupo e Corpo: Psicoterapia de Grupo com Pacientes Somáticos. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 435p.

Chazan LF. Grupos Homogêneos Interdisciplinares. In: Mello Filho J. (Org.). Grupo e Corpo: Psicoterapia de Grupo com Pacientes Somáticos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p.163-171.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008, Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

Conselho Federal de Psicologia A prática da psicologia e o núcleo de apoio à saúde da família / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Portaria nº º 2.488, de 21 de outubro de 2011 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Figueiredo MD, Campos RO. Saúde Mental na atenção básica à saúde de Campinas, SP: uma rede ou um emaranhado?. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2009 Feb [cited 2017 Apr 24];14(1):129-138. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000100018&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000100018.

Organização Pan-Americana da Saúde. Série Técnica Inovação na Gestão; Reforma da Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro – avaliação dos três anos de Clínicas da Família. Pesquisa avaliativa sobre aspectos de implantação, estrutura, processo e resultados das Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro. Porto Alegre, RS: OPAS, 2013.

Fortes S, Villano LAB, Lopes CS. Nosological profile and prevalence of common mental disorders of patients seen at the Family Health Program (FHP) units in Petrópolis, Rio de Janeiro. Rev. Bras. Psiquiatr. [Internet]. 2008 Mar [cited 2017 Apr 24] ; 30( 1 ): 32-37. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462008000100006&lng=en. Epub Dec 20, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000066.

Campos GWS, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2007 Feb [cited 2017 Apr 24] ; 23( 2): 399-407. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000200016&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200016.

Downloads

Publicado

2016-09-19